Blogagem coletiva – Direitos da infância, eu posso entendê-los?

30 jun

LEIA ESTE POST AQUI: http://www.soumaeeagora.com/blogagem/blogagem-coletiva-direitos-da-infancia-eu-posso-entende-los/

Desde que engravidei e mesmo depois que me tornei mãe, eu nunca tinha parado para pensar sobre os direitos que minha filha teria garantidos por mim, pela sociedade e o Estado. Já fiz trabalhos na faculdade sobre o assunto, também vi alguma coisa na escola, no ensino médio, mas para ser bem sincera, eu nunca tinha refletido sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente após a maternidade. Até que vi o post no blog Desabafo de Mãe sobre o assunto propondo uma reflexão e debate por meio de uma blogagem coletiva e resolvi participar.

Talvez porque, já nos acostumamos a não sermos respeitados que, desde que Júlia nasceu, encaro eu e minha família como os únicos principais guardiões do seu bem-estar. A descrença no Estado e os inúmeros exemplos de desrespeitos (não só com crianças e adolescentes, mas com outras minorias que necessitam de uma proteção) nos levam a não responsabilizar mais ninguém pelos direitos dos nossos filhos a não ser nós mesmos.

Sei que as coisas não podem ser vistas dessa forma, mas infelizmente é o que sinto hoje em relação ao ECA. Ele não faz parte da minha prática materna. Os direitos assegurados por ele são respeitados pelo amor e não pela lei. Também não saberia a quem recorrer, nem como garantir os direitos da minha filha, caso o Estado e/ou a sociedade em geral não os respeitassem.

Bem é essa minha pequena contribuição para essa causa realmente válida e de extrema importância.

Grande abraço!

Deixe uma resposta

