Alienação Parental – Você sabe o que é?

19 jul

Fonte: Google Imagens

LEIA ESTE POST AQUI: http://www.soumaeeagora.com/blogagem/alienacao-parental-voce-sabe-o-que-e/

 

Eu já tinha ouvido algo a respeito uma vez na TV em uma matéria do Fantástico. Lembro que Júlia era pequena e fiquei terrivelmente assustada. De lá pra cá, nunca tinha parado para pensar na gravidade do assunto, até que, pesquisando algumas coisas na internet, encontrei o blog de uma mãe que está vivendo essa realidade. Além de ser acusada de abuso sexual pelo ex marido, e afastada de seu filho de apenas 3 anos, Elaine, ainda sofre com um câncer e tem outro filho recém-nascido. Uma história muito bonita, e acredito que seja muito válida para se pensar e refletir sobre alienação parental.

Em poucas palavras, alienação parental é o termo proposto por Richard Gardner, em 1985, para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços  afetivos com o outro conjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor, segundo o site Alienação Parental, mantido por uma associação que defende a causa.

Na época da reportagem do Fantástico, a lei da Alienação Parental ainda ia ser votada, mas já foi sancionada em 2010 e prevê que o indivíduo que alienar uma criança reponda civil e criminalmente tal atitude.

É lamentável ver casos como o de Elaine e o do Fantástico e saber que há inúmeros outros casos, onde os únicos prejudicados serão os filhos que não possuem qualquer tipo de defesa diante dessas atitudes infelizes de seus pais, as pessoas que elas mais confiam.

Junto com o nascimento de uma criança, nasce a responsabilidade vitalícia dos pais pelo seu bem estar. Acho válido participarmos de debates sobre assuntos como esses para sabermos lidar com todo tipo de situação que possa atingir nossos filhos, direta ou indiretamente. E mesmo para solidarizar-se com quem enfrenta esse grave problema.

Mais alienação parental e fontes de pesquisa

Documentário A morte inventada

Alienação Parental: perigo iminente

Uma resposta to “Alienação Parental – Você sabe o que é?”

Trackbacks/Pingbacks

  1. E Théo voltou para casa « Sou mãe! E agora? - setembro 27, 2011

    […] Théo é um dos filhos de Elaine, uma blogueira e mãe muito guerreira que lutou durante 1 ano para ter o filho de volta. Acusada de abuso sexual pelo ex marido e pai de Théo, ainda enfrentava um câncer e uma gravidez de risco. Eu comentei sobre sua história no post sobre Alienação Parental. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: