Adaptação da criança em uma nova cidade

12 ago

Fonte: Google imagens

LEIA ESTE POST AQUI: http://www.soumaeeagora.com/comportamento/adaptacao-em-uma-nova-cidade/

 

Quando decidimos que iríamos mesmo mudar de cidade, tivemos duas preocupações iniciais com a Júlia: como seria a sua adaptação em uma nova cidade e como seria a viagem de mais de 3 mil km com um carro lotado de coisas e uma criança.

Essa foi a terceira vez que ela muda de cidade. Já ficou longe do pai, longe dos avós e até de mim durante um mês. Acontece que, das outras vezes que mudamos ela era um bebê, não falava, não entendia, então era mais fácil. Agora, com 3 anos já sabe quem é quem na família, tem amigos, se apegou às pessoas, sente saudades e sabe manisfestar esses sentimentos.

A primeira coisa que fizemos foi conversar muito. Explicamos o que era a mudança, o que ia acontecer dali pra frente, como tudo ia ser. Ela aceitou bem, mas ficou preocupada porque no começo achou que não iríamos com ela. Explicamos que ela iria para uma escola nova, com uma nova professora e colegas, que iria ficar perto do vovó e vovô pais da mamãe, mas que ela não estaria só em momento algum.

A viagem de 3 mil km que fizemos merece um post exclusivo, relativamente tranquila. Faz uma semana que estamos na nova cidade e Júlia está se adaptando bem, não estranhou os avós nem a tia que mora aqui. Só o clima que acabou afetando um pouquinho a saúde dela, mas nada grave também.

O que está mais difícil é acertar uma nova rotina. Como ela ainda não está na escola e nem eu trabalhando, tento definir horários e atividades, mas ainda estou com grandes dificuldades de implementar. O sono está bem desrregulado e o apetite então nem se fala. Mas acredito que seja tudo uma questão de tempo.

Procuramos seguir recomendações de psicólogos. Confira algumas ideias retiradas do artigo Mudança de casa e de cidade para crianças do site Guia Infantil para mudanças com crianças maiores de 3 anos:

1- Deve-se explicar claramente à criança, e de uma forma positiva, o porque da mudança. E no caso da criança lhe fazer perguntas, não a deixe sem respostas.

2- É aconselhável que familiarize a criança, da melhor forma possível, com a nova casa, sua vizinhança, etc. Mostre-lhe fotografias, mapas, etc. Se for possível, leve seu filho para visitar a nova casa antes da mudança.

3- Explique a criança sobre as vantagens que terá ao mudar de casa. Diga que fará novos amigos, que terá uma nova casa, e se concentre somente nos benefícios que trará a mudança.

4- Criança gosta de novidades. Descreva o lugar onde está localizada a nova casa ou apartamento. Anime-a dizendo que terá parques, muito verde, mais espaço para brincar, que estará mais perto da escola, e do que ocorrer, desde que seja verdade.

5- Vá adiante das preocupações que possa ter seu filho. Diga, por exemplo, que ele não perderá seus amiguinhos da vida toda. Que continuarão encontrando-se sempre que for possível.

6- Quando a mudança estiver feita, anime a criança a explorar o local, a descobrir lugares secretos, além de pedir sua ajuda para decorar seu novo quarto, e determinar lugares para seus brinquedos.

7- O melhor momento para uma mudança de casa é no período das férias escolares, ou de algum feriado longo. Se você vê que seu filho pode colaborar, inclua-o nos trabalhos da mudança. Mas se você percebe que seu filho não se interessa ou tanto faz para ele, é melhor que fique durante os dias da mudança, na casa de algum familiar, ou de algum amigo de confiança. Assim o manterá afastado de todo o estresse que pode ser uma mudança.

8- Convide seu filho a separar os brinquedos que ele quiser levar para a nova casa, e a colocá-los em uma caixa. Se a criança já sabe escrever, peça-lhe que coloque uma identificação na caixa.

9- Evite que a mudança de casa não coincida com outras mudanças na vida da criança. Por exemplo, com as mudanças do berço para a caminha, com a retirada das fraldas, e muito menos em meio a uma separação de casal. Cada mudança na sua hora.

Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: