Sintomas de gravidez

10 nov

Os sintomas de uma gravidez já são bem conhecidos da maioria das mulheres. O site BabyCenter em uma de suas matérias traz uma lista com 10 sintomas que devem mesmo serem levados em conta, que trago no final deste post. Mas comigo foi muito difícil descobrir, talvez porque eu não queria acreditar.

Como eu havia comentado no post “A descoberta” que meu corpo não deu sinais muito evidentes que eu estava grávida. O que eu senti foram as mesmas coisas de toda TPM. Cólica, dor de cabeça, vontade de comer chocolate, dores nas costas e nas pernas. Então acreditei que nada estava fora do normal. O que foi ainda mais estranho foi que exatamente no dia que minha menstruação iria descer eu tive um sangramento. Achei então que tudo estava bem. Só que no outro dia, nada, o sangramento tinha cessado.

Este sangramento era parecido com uma borra de café e foi uma quantidade bem pequena. Era a nidação. Segundo informações da minha médica, depois que o óvulo é fecundado nas trompas, ele caminha em direção ao útero. Chegando lá ele precisa de fixar para que a gravidez possa se desenvolver. A esse processo de fixação é que damos o nome de nidação. Como o endométrio é um tecido bastante vascularizado, pode ocorrer algum sangramento (como no meu caso). Como geralmente esse processo ocorre de 6 a 10 dias depois da fertilização acaba coincidindo com o 28° dia do ciclo mentrual o que leva muitas mulheres (como eu) acharem que está menstuando. Mas é bom lembrar que nem sempre ocorre o sangramento.

Principais sintomas da gravidez

1 – Vontade de comer fora de hora.

“É um sintoma não muito confiável, porque você pode estar sugestionada (ou até ser um sinal de que seu corpo precisa de determinado nutriente), mas, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, é bom fazer as contas para saber se a menstruação não está atrasada.”

2 – Bico dos seios mais escuros e veias muito aparentes

“Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que você esteja grávida.”

3 – Sangramento e cólicas irregulares

“Se você estiver grávida, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação. Muitas mulheres têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas. ” (Olha eu aí, hahaha)

4 – Vontade de fazer xixi a toda hora

“Uma vez que o embrião se implanta e começar a produzir o hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), você pode começar a precisa ir ao banheiro com mais frequência.
Para algumas mulheres, porém, fazer mais xixi é uma característica do período pré-menstrual, portanto o sintoma pode não ser tão claro. Uma boa indicação é começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido. ”

5 – Sono e cansaço

“Você anda desmaiando no sofá à noite, na frente da TV? Passa o dia bocejando? A alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta. O sono excessivo é marca registrada do início da gravidez, embora não possa ser tomado como 100 por cento sinal de gestação se aparecer isolado, sem outro sintoma. ”

6-Seios inchados e doloridos

“Se você estiver grávida, seus seios vão provavelmente ficar cada vez mais doloridos, mais ou menos como ficam logo antes de você ficar menstruada (ou seja, mais um sinal que confunde bastante com o período da TPM), talvez com um pouco mais de intensidade. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis. Quando o organismo se acostumar aos níveis hormonais, o incômodo deve melhorar.” 

7 – Alterações no paladar ou no olfato

“Você pode começar a sentir um gosto metálico na boca, ou passar a não suportar mais o sabor do café ou de algum alimento de que normalmente gosta. Ou então passar a sentir cheiros que nunca tinha notado antes, e ficar incomodada com eles.”

8 – Enjoos

“Com sorte, a náusea só vai aparecer algumas semanas depois da concepção (as mais sortudas chegam a não ter nem um pingo de enjoo a gravidez inteira). Mas não é incomum começar a se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia — e costuma piorar quando o estômago está vazio. “

9 – Atraso menstrual

“Se você tem ciclos menstruais regulares e a menstruação está atrasada, vale a pena fazer um teste de gravidez. O atraso na menstruação é o sinal mais garantido de gravidez no caso de mulheres que têm ciclos regulares.”

10 – Um teste de farmácia positivo 

“Se você obteve um resultado positivo num teste de gravidez de farmácia, feito com a urina, você deve estar mesmo grávida! O teste detecta a presença do hCG no organismo, e o hormônio só é produzido em caso de gravidez, exceto em casos raríssimos. Às vezes o exame dá negativo porque foi feito cedo demais, por isso vale a pena esperar alguns dias e tentar de novo. Mas, com o resultado positivo nas mãos (que devem estar tremendo), não tem muito erro. Pode comemorar! Marque uma consulta com seu ginecologista para confirmar a boa notícia!”

3 Respostas to “Sintomas de gravidez”

  1. lilarj@ig.com.br novembro 11, 2011 às 12:23 pm #

    esta gravida? que bom!

    • Bárbara Vitoriano novembro 11, 2011 às 4:18 pm #

      Oiee!!! Não estou não. Vontade não falta…rsrsrsr!
      Esses sintomas foram na gravidez da Juju!
      Como está?
      Beijoss

  2. Élen Rafael novembro 11, 2011 às 3:04 pm #

    Na gravidez do Mateus, o que me alertou foram as tonturas matinais e a vontade de ir ao banheiro toda hora. Na da Clara eu também sangrei, mas desconfiei da gravidez com os enjôos…
    Beijão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: